O estresse e seus efeitos

Muito se fala sobre o estresse; o estresse do dia-a-dia, o estresse do trabalho, o estresse do trânsito, mas de fato, o que é estresse?

O estresse pode ser definido como uma soma de reações fisiológicas, causadas por estímulos internos e externos, que exigem do indivíduo (corpo) ações e adaptações.

Nem sempre o estresse é ruim, ele impulsiona o indivíduo para a atividade, para a mudança, nos ajuda frente a uma situação de ameaça, em que se faz necessária a fuga e luta pela sobrevivência, para isso nosso corpo ajusta-se acelerando os batimentos cardíacos, para bombear mais sangue aos músculos que precisam de mais nutrientes, há também um aumento da respiração e pressão arterial; dessa forma podemos considerar o estresse como algo bom, quando mantém-se em níveis considerados ideais, o que torna o estresse patológico são os altos níveis por longos períodos.

Como citado no início do texto, a correria do dia-a-dia, trânsito caótica, metas no trabalho, são sim fatores geradores de estresse, além deles podemos citar divórcios, morte de ente querido, problemas de saúde na família, entre outros. Frente a essas situações, o corpo continua também se prepara para a luta e fuga, porém não partimos para o embate físico e muito menos saímos correndo. A adrenalina liberada nessas situações fica livre em nosso sangue e essas reações repetidas vezes causam as consequências do chamado alto nível de estresse, as doenças físicas e mentais.

Vamos entender um pouco melhor como o estresse atua, através de suas fases:

- Fase aguda: esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.

- Fase de resistência: se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer às primeiras consequências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico.

- Fase de exaustão: esta é a fase em que o organismo capitula os efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.

Sendo assim, pode-se entender que ninguém adoece de estresse de uma hora para outra, o nosso próprio corpo nos avisa que algo está errado. Podemos citar como alguns sinais do estresse, a perda de concentração, instabilidade emocional, alteração do sono depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça frequentes, dores de estômago, problemas gastrointestinais.

O dia 23 de setembro  considerado o Dia Nacional de Combate ao Estresse, na verdade é um dia de alerta para que as pessoas se conscientizem de que o estresse sério, que pode gerar problemas graves de saúde, mas que tem como preveni-lo e trata-lo.

Por isso esse é um alerta da Vitality que está sempre preocupada com a sua saúde e te informa e orienta. Algumas mudanças simples auxiliam na diminuição do estresse: alimentar-se de forma saudável, dormir por pelo menos 8 horas, praticar atividades físicas, proporcionar-se momentos de lazer.

 

Se você se considera “estressado” tente mudar isso com técnicas de relaxamento, massagens, aulas de pilates, yoga... todos esses serviços a Vitality oferece. E se mesmo assim não resolver, procure a ajuda de um profissional qualificado!

 

REFERÊNCIAS:

http://www.einstein.br/

http://abp.org.br/