Manifeste-se com responsabilidade!

Semana passada foi histórica para todos os brasileiros, marcada de manifestações e protestos pacíficos em prol de um país mais justo.

Infelizmente, uma pequena parcela de “baderneiros” se aproveitaram do grande número de pessoas reunidas para cometer atos de vandalismo. Em muitos casos para manter a ordem, foram utilizadas “armas não letais” para dispersar multidões e evitar vandalismos.

A Vitality Saúde e Bem Estar sempre preocupada com a sua saúde, explica o que acontece no seu organismo quando exposto a algumas dessas “armas não letais”:

 

Gás lacrimogêneo é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, olhos (pode causar cegueira temporária) e vias respiratórias, tais como o brometo de benzila, ou o gás CS (clorobenzilideno malononitrilo).

O uso crescente do gás lacrimogêneo, pela polícia e exército, como arma de "controle de multidões" deveu-se ao fato de, supostamente, ser capaz de dispersar multidões sem causar efeitos letais (mortes).

Os primeiros estudos clínicos mostravam que o gás causava irritação e mal-estar e, em concentração controlada, era incapaz de deixar marcas ou causar óbitos. Por isso era chamado de arma não letal. Porém, em crianças de colo o efeito pode ser consideravelmente perigoso.

Gases lacrimogênios populares são os irritantes oculares CS, CN (cloroacetofenona) e CR (dibenzoxazepina), e o irritante respiratório aerossol de pimenta ou gás OC (de oleorresina Capsicum).

 

Você já chorou cortando cebola? É essa a sensação aproximada causada pelo gás lacrimogêneo.

 

Spray de pimentagás pimenta ou gás OC é um gás lacrimogêneo, também usado por forças de segurança para controle de distúrbios civis ou, em alguns países, para defesa pessoal.

Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral. O gás que sai é chamado de agente OC (Oleoresina capsicum). Capsicum é um gênero de pimentas de onde é extraída a capsaicina.

O gás de pimenta atua nas mucosas dos olhosnariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico.

É um agente de baixo grau de periculosidade, mas pode causar a morte em casos raros.

O efeito de um jato na cara pode durar até 40 minutos!

 

Não existe maneira de neutralizar completamente o gás pimenta.capsaicina não é solúvel em água, e mesmo grandes volumes de água não a removem. É, contudo solúvel com óleos gordos e detergentes.

Muitos serviços de emergência têm usado xampu de bebê para retirar o spray - geralmente com bons resultados. Parte do OC ou do CS permanecerá no sistema respiratório, mas a recuperação da visão e da coordenação dos olhos pode acontecer em 7 a 15 minutos.

As vítimas devem evitar tocar áreas afetadas para evitar a fixação do spray na pele, prolongando a sensação de queimação, e para não espalhar o composto por outras partes do corpo.

Em geral, as vítimas são encorajadas a piscar vigorosamente para produzir lágrimas e assim retirar a substância dos olhos. O uso de solução para lentes de contato também pode ajudar.

 

O Spray de Pimenta e o Gás Lacrimogêneo não devem ser confundidos com Bombas de Efeito Moral, estas podem ser de vários tipos: tem as que explodem fazendo só muito barulho, as que emitem luz intensa para ofuscar e as que soltam fumaça. Nada disso machuca, mas, quando estouram, as bombas soltam fragmentos que podem ferir.

Elas também fazem parte dos chamados "armamentos de distração", usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo. A bomba de efeito moralpropriamente dita é parecida com a granada militar comum.

Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. Há também a bomba de fumaça, usada para obscurecer a visão; a flashbang, que produz um clarão que desorienta a vítima temporariamente; e a de gás lacrimogêneo, que como já foi mencionado, irrita as mucosas de olhos, nariz, boca e pulmões, fazendo a pessoa espirrar, chorar e tossir fortemente. Mas, enquanto as granadas militares soltam estilhaços de metal mortíferos, as de efeito moral são feitas com um plástico que se desintegra, assim, não ferem ninguém, pelo menos em teoria.

Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto.

 

Se você estiver em uma manifestação afaste-se de confusões. Se for atingido por alguma “arma não letal”, siga essas orientações e se persistir os efeitos, procure um pronto-atendimento.

 

A Vitality Saúde e Bem Estar apoia as manifestações pacíficas e de forma responsável, sempre preservando a sua saúde!

  

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/

http://mundoestranho.abril.com.br/