Junho Vermelho

 

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, é uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

A doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.

Nesta época do ano, do inverno, há uma queda das doações de sangue. “Com a queda de temperatura, o aumento das infecções respiratórias, o surto de dengue e de outras enfermidades, as doações diminuam em média 30%”, sendo assim, aumentasse a preocupação com os estoques de sangue nos hemocentros do país.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população seja doadora. No Brasil, essa porcentagem não chega aos 2%. Em 2014, foram coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue, quantidade responsável por 3.127.957 transfusões ambulatoriais e hospitalares.

Dessa forma, a fim de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, o movimento “Eu Dou Sangue pelo Brasil” e diferentes instituições dos setores público e privado, associaram a data 14 de Junho - dia da Doação de Sangue, com as baixas de sangue nos hemocentros, e criaram a campanha “Junho Vermelho”.

 

 

A ideia surgiu em 2011, quando Debi e sua irmã Diana Berezin, que necessitaram de sangue, lançaram o movimento no estado de São Paulo. Três anos depois, a iniciativa foi estendida para todo o território nacional, e tem como objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue como um hábito constante.

Para lembrar a população da necessidade da doação, diferentes monumentos de diversos estados, serão iluminados em vermelho durante as noites do mês de junho. Em São Paulo podemos verificar a campanha no Viaduto do Chá, Estátua do Borba Gato, Sala São Paulo, Fonte do Parque do Ibirapuera, Memorial da América Latina, entre outros.

 

 Conforme orientação do Ministério da Saúde, é importante lembrar que para doar é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 17 anos – mediante autorização dos pais, ou acima, até 69 anos; portar documento de identidade com foto; estar pesando acima de 50kg; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

 

         Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido sem uso preservativos.

 

 A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, inclusive a sua, lembre-se disso! Seja um voluntário e procure hoje mesmo o melhor local de doação para você no site do Hemocentro ou da Secretária de Saúde de seu Estado.

  

A Vitality Saúde e Bem Estar apoia e incentiva essa causa! Dê vida para quem precisa, doe sangue você também!

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.memorial.org.br/2015/05/campanha-junho-vermelho-e-lancada-nesta-segunda/

http://www.brasil.gov.br/