Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 5 de Junho de 1972 em Estocolmo, através da Conferência das Nações Unidas. Essa data é comemorada todos os anos e tem como objetivo promover uma conscientização global sobre o tema, proporcionando formação e incentivando atitudes ambientais importantes para o futuro do planeta.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Todos os anos, as Nações Unidas propõe um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 10 de dezembro de 2015, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Governo de Angola anunciaram a nomeação do país como sede para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016. Um dos motivos que levaram à escolha de Angola foi o rol de ações tomadas pelo governo para conservar e reconstruir a população de elefantes.

 

Para este ano, o tema abordado será a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres. Esta é uma questão de particular importância em Angola, onde a caça furtiva ameaça os esforços para reconstruir uma população de elefantes dizimada por uma guerra civil de décadas. Pouco se sabe sobre o que ainda resta da população de elefantes da Angola, que historicamente viveu no sudeste do país, também cruzando fronteiras com países vizinhos.

 

O Grande Censo de Elefantes, primeiro levantamento aéreo das já conhecidas manadas, está em andamento em uma tentativa de construir uma imagem mais clara da população na Área de Conservação Transfronteiriça Kavango Zambezi (KAZA). As informações coletadas serão utilizadas no programa do governo de inventário de elefantes e para a conservação dos habitats selvagens na área e da província de Cuando-Cubango.

 

No início deste ano, a Angola também se comprometeu a revisar o Código Penal a fim de criar punições mais severas para os caçadores ilegais, como parte dos esforços para reverter o dano causado às populações de vida selvagem.

 

O número de elefantes mortos na África anualmente soma mais de 20 mil por ano, em uma população de 420 mil a 650 mil. De acordo com informações da Publicação Oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (Proceedings of the National Academy of Sciences), 100 mil elefantes foram mortos entre 2010 e 2012.

 

Desde a criação da data, muitos foram os avanços e as contribuições em prol da natureza, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma questão que ultrapassa o ponto de vista apenas preservacionista, pois precisa ser entendida também como algo necessário para as presentes e futuras gerações.

 

 É necessário entender que o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Significado que nos permite olhar de maneira diferente o que está ao nosso redor, e ser solidários com o próximo.

 

 Atitudes simples podem colaborar com a preservação do Meio Ambiente. Manter a limpeza da praia, utilizar materiais recicláveis, plantar uma árvore, separar o lixo, são ações simples e que fazem toda a diferença.

 

 

Matérias de Apoio:

 

http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=207

 

http://web.unep.org/angola-%C3%A9-nomeada-sede-do-dia-mundial-do-meio-ambiente-2016

 

http://www.mma.gov.br/