Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de Março de 1992 e visa à ampliação da discussão sobre o tema, conscientizando o mundo sobre a urgência de se economizar este recurso natural. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, o tema do ano de 2016 é “Água e Empregos”.

 

Sabemos bem da crise que o Brasil ainda enfrenta com a falta de água, racionamentos em horários específicos do dia, fizeram com que a população mudasse seus hábitos dentro de casa, alterando, por exemplo, o horário e o tempo do banho, armazenando água de chuva para a limpeza de quintais e garagens. Mas e as empresas que necessitam de água como matéria prima de seu trabalho, como lidaram com essa situação?

A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos, resulta na perda ou desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos.

A edição de 2016 do Relatório das Nações Unidas, mostra que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos, ou seja, 1,4 bilhão de empregos. Entre os setores mais atingidos estão à agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração. Esta categoria também inclui empregos e áreas como cuidados com a saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas.

Também foi estimado que 1,2 bilhão de empregos, ou 36% do total da força de trabalho mundial, são moderadamente dependentes dos recursos hídricos. São setores para os quais a água é um componente necessário, como construção, recreação e transporte.

“A urbanização acelerada e o aumento dos padrões de vida, o aumento da demanda por água, alimentos e energia de uma população em crescimento, inevitavelmente levarão à criação de postos de trabalho em determinados setores (exemplo, tratamento municipal de águas residuais)” diz o relatório.

O próprio relatório da Unesco recomenda que cada país, conforme a sua base de recursos, potencialidades e prioridades, identifique e promova estratégias específicas e coerentes, bem como planos e políticas para alcançar o equilíbrio ideal entre os setores da economia e gerar o melhor resultado possível de empregos decentes e produtivos, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Os avanços exigem ações em todos os campos, por parte de governos, da sociedade civil e da iniciativa privada. São enormes os desafios que nós enfrentamos, derivados da mudança climática, da escassez de água e do deslocamento de trabalhadores com baixa qualificação. No entanto, a promoção de empregos de alta qualidade, enquanto preserva o meio ambiente e garante a gestão sustentável da água, ajudará na erradicação da pobreza, no estímulo ao crescimento e na construção de um futuro com trabalho decente para todos. Esta é a mensagem da UNESCO para o dia de hoje!

 

Sabemos que a sociedade exerce um papel fundamental na preservação desse recurso, não lavar carros e quintais com esguicho de água, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto ensaboa a louça, escovar os dentes com a torneira fechada, são ações simples e que farão toda a diferença.

 

O uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!

 

 

Matérias de Apoio:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_for_the_world_water_day_2016/#.VvFqAOIrLIU

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-03/dia-mundial-da-agua-78-dos-empregos-no-mundo-dependem-de-recursos-hidricos

http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm