08 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrado todo dia 08 de março. A intenção é chamar a atenção de todas as nações, gestores, líderes governamentais, e do público em geral para a importância da discussão desse tema, principalmente em relação à prevenção do câncer, já que essa é a segunda doença que mais mata pessoas no mundo todo.

Estima-se, anualmente, mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. No Brasil, são esperados mais de 500 mil casos novos para 2013. Apesar de todos os avanços em relação ao tratamento, levando a um aumento da sobrevida dos pacientes acometidos, o número de mortes ainda é muito maior do que gostaríamos. A OMS estimou que, no ano de 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes da neoplasia, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com o câncer.

O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas, ou neoplasias malignas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de vida. 

Existem diferentes tipos de câncer, que correspondem aos vários tipos de células do corpo. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

É importante ressaltar que, de acordo com estudos realizados, cerca de metade dos casos de câncer poderiam ser evitados. A prevenção pode reduzir significativamente a morte por neoplasias. As estratégias de prevenção seriam focadas em modificações do estilo de vida e exposições ambientais, já que em torno de 80% dos casos está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente, pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida, adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

Como exemplo, podemos citar o tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais, entre outros. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. 

A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos. Já entre as mulheres, o câncer de mama é provavelmente o mais temido, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitospsicológicos. É mais comum após os 35 anos. Ainda podemos citar como principais casos os cânceres de tireóide, estômago, pulmão, intestino, pele, colo de útero e ovários, linfoma, leucemia, entre outros. 

O tratamento pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia, iodo terapia, transplante de medula óssea, de acordo com o tipo de câncer, e em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. O Dia Mundial de Combate ao Câncer tem como objetivo também, ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento.

Quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são de 9 em cada 10 casos da doença, e para que o tumor seja diagnosticado no início, é preciso estar atento aos principais fatores de risco da doença e realizar os exames preventivos. O aconselhado é que a população modifique seus hábitos, como não fumar, manter-se fisicamente ativo, manter um peso corporal saudável, possuir uma dieta alimentar saudável, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, protegerem-se contra infecções sexualmente transmissíveis, evitar a exposição prolongada ao sol e usar protetor solar fator 15 ou superior.  

A principal causa evitável de câncer é o tabagismo (responsável por cerca de 30% de todas as mortes por câncer nos EUA). O hábito de fumar aumenta o risco de câncer de pulmão em 10–20 vezes, e é o fator causal de quase 90% destas neoplasias, Está associado aos cânceres de cabeça e pescoço (cavidade oral, orofaringe, nasofaringe e laringe), esôfago, pâncreas, estômago,colo uterino, bexiga e rim. Os benefícios da cessação do tabagismo podem ser vistos em todas as idades, quase imediatamente após a interrupção.

Evitar expor-se ao sol de maneira excessiva, principalmente no período entre 10h da manhã e 15h da tarde. Utilizar sempre medidas atenuantes, como o uso de protetores solares (ao menos fator 30), chapéus, bonés, vestuário adequado. A exposição solar crônica está diretamente ligada ao câncer de pele, além do melanoma.

Mulheres brasileiras costumam entrar na menopausa por volta dos 50 anos e, nesse período, devem não só estar atentas aos sintomas dos diferentes tipos de câncer, mas também realizar os exames preventivos anualmente, buscando detectar em fases iniciais principalmente tumores de mama, endométrio, ovário, colo do útero e também de intestino, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da Próstata reduzido e receber as devidas orientações.

  

A Vitality Saúde e Bem estar disponibiliza essas informações e orientações, e cabe a cada um de nós segui-las e repassá-las a todos de nosso convívio. Estaremos assim atuando na árdua luta contra o câncer.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-mundial-de-combate-ao-cancer.php

http://www.ion-ba.com.br/informativo.php?id=105

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322